Nazareno Fonteles diz que partidos aliados querem o poder pelo poder e tomar uma vaga do PT
Nazareno Fonteles disse que o PT já decidiu disputar sozinho as eleições para cargos proporcionais em encontro do partido no dia 5 de junho, com poder de Convenção Regional, não teve contestação de nenhum grupo ou militante ao Diretório Nacional e não tem mais nenhuma possiblidade de qualquer mudança na deliberação até o dia de convenção, marcada para o dia 30 de junho.
"Será um absurdo imaginar, pelo próprio estatuto, mudar a decisão do partido. Eu entendo que nós ao escolhermos essa estratégia, depois de tudo o que já sofremos e não termos candidatos a governador ou vice-governador, tentamos animar o partido depois dessa humilhação e sofrimento, uma decisão para animar a militäncia e para ela se os deputados que forem eleitos serão mesmo do PT", declarou Fonteles, em entrevista no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Nazareno Fonteles diz que os partidos aliados reconhecem ter o PT a capacidade de eleger apenas dois deputados federais nas eleições gerais deste ano mantendo o mesmo número atual de vagas. "Isso mostra que nós não estamos tomando a vaga de ninguém, não estamos prejudicando ninguém~, declarou o deputado federal petista.
Ele falou que os outros partidos têm condições de eleger de três a quatro deputados e deveriam se unir.
Segundo Nazareno Fonteles, o que está por atrás a pressão para que o PT abra mão abrindo a coligação é o interesse do PMDB eleger dois deputados federais e tem medo que na concorrência não possa eleger o delegado Mauro Sampaio na concorrência com o deputado federal Osmar júnior (PC do B).
"O Osmar Júnior não corre o risco de perder o cargo na coligação com o PMDB, mas o Mauro Sampaio. O deputado Themístocles Sampaio Filho é que quer eleger o irmão de qualquer jeito. Isso não era dito. Eu sou o homem da sinceridade e disse o que estava acontecendo. Não é egoísmo do PT, os outros partidos é que não querem dividir a cota e tirar do PT mais uma vaga, depois que não deram o governo e nem o vice-governador. Estão querendo tirar do PT uma vaga de deputado federal usando o discurso da solidariedade. O PDT estava de um lado e foi para o outro, não defendem o projeto, querem o poder pelo poder. Que aliado é esse? O PT nunca mudou de lado, sempre defendeu seu projeto", falou Nazareno Fonteles.
Nazareno Fonteles declarou que todo mundo tem a coragem de falar alto com o PT e fala baixo ou não fala em relação ao PMDB. "Isso o deputado federal Osmar Júnior não comenta. Por que é que o PDT foi para o lado de lá? Só pode ser o poder do armazém, os interesses pragmáticos de financiamento de campanha porque só pelo projeto não deve ser. Não houve uma construção partidária, mas um jogo de interesses. O mesmo aconteceu com o PP. Ninguém acha absurdo o PMDB sair só e o PDT, PTB e PP terem largado o governo. Só o PT é ter sacrifício?", falou Fonteles.
Nazareno Fonteles disse que a aliança do PC do B com o PT é recente porque teve candidato a prefeito em 1996, estava com o Mão Santa para o Governo do Estado e na verticalização é que o PC do e o PT ficaram juntos.
"Nós ficamos juntos recentemente e por conveniência deles. Não somos aliados permanentes. O Pc do B sempre escolheu a tática que achou melhor. O PT quer a mesma coisa, escolher sua tática eleitoral e tem que ser respeitado isso", declarou.
meionorte.