Redirecionando

sábado, 19 de junho de 2010

Partidos enquadram filiados contra infidelidade partidária


Governador Wilson Martins: PSB promete punição para filiados que não votarem nos candidatos do partido

Os partidos baixaram resoluções internas contra a infidelidade partidária. As agre-miações adotaram medidas e anunciam punições para os filiados que votarem em candidatos de outros partidos. O PSB, O PTB e o PT fizeram esse en-quadramento. O PTB editou resolução exigindo a fidelidade dos petebistas. O PT já tem esta prática há anos. Agora o PSB distribuiu a resolução para os filiados nos estados.

Uma resolução do PSB, aprovada em convenção nacional, exige a fidelidade partidária dos filiados. Segundo o secretário geral do PSB no Piauí, Messias Júnior, que também é membro da direção nacional, disse que a cobrança é feita principalmente para os dirigentes e portadores de mandato. O partido não vai aceitar que seus membros votem ou apóiem candidatos de outras agremia-ções, enquanto tiverem candidatos disputando o pleito.

Segundo Messias Júnior, a resolução se aplica pela direção nacional em todos os estados. O objetivo é fazer cumprir a clausula de barreira, que é uma obrigação do TSE, onde diz que cada partido deve ter no mínimo 5% dos votos para deputado federal, de forma a manter a representatividade dos partidos no Congresso Nacional.

"Qualquer filiado poderá provocar a executiva nacional ou regional para fazer cumprir essa resolução. Os filiados têm o poder de fiscalizar a atuação dos dirigentes e mandatários", explicou Messias Júnior.

No Piauí, segundo o dirigente, essa resolução vem a se adequar às exigências da Justiça Eleitoral sobre fidelidade partidária que visa se adequar a isso. Acho que saímos na frente nesse item. Isso fortalece os partidos políticos.

O PSB está fazendo a divulgação da resolução nos estados de forma que as executivas estaduais divulguem a normativa. A direção nacional vai encaminhar a todos os portadores de mandato uma cópia para ter ciência da resolução.

"É uma resolução para fortalecer o partido. A direção estadual vai cumprir. Evidentemente, o candidato majoritário fez aliança com vários partidos e vai respeitar a decisão interna de cada um deles. Acho que não vai ter muita interferência. O objetivo local do PSB é reeleger o governador Wilson Martins. É dobrar as bancadas federais de um para dois. E estadual de três para seis. Essa é a nossa estratégia. Não queremos que aconteça conosco o que acontece com partidos maiores que se esfacelam e perdem a unidade partidária. O afastamento do cidadão da política se dá por falta de entendimento nestas diretrizes", assinalou.

Messias Júnior informou que o PSB segue a legislação da Justiça Eleitoral. "A infidelidade deve cair. O povo quer e anseia pela reforma política. É difícil explicar estar num partido e querer votar em um candidato de outro", finalizou o socialista Messias Júnior. Quem não cumprir essa resolução não terá legenda do partido em 2012 para disputar nenhum mandato eletivo.

Fonte:diariodopovo-pi

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010