Tribubal de Contas da União descobre fraude milionária contra SUS no Piauí
O Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu em Teresina e em outras cidade do Piauí um esquema milionário de fraude contra o Sistema Único de Saúde (SUS).
O chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Etevaldo Brito, disse que as apurações de fraudes são feitas de forma sigilosa pelo próprio Ministério da Saúde, através de Denasus, e não são conhecimento prévio do Governo do Piauí, mas a fraude mais frequente é da dupla cobrança dos procedimentos médicos como consultas, exames e cirurgias dos pacientes como se os serviços fossem privados e depois pelo SUS, que é público e mantido com recursos do Governo Federal
“A fraude consiste na cobrança das pessoas dos procedimentos como se fosse particular e depois essa cobrança é feita ao SUS pelo mesmo procedimento”, informou Etevaldo Brito, através da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde.
O jornalista Cláudio Humberto publica hoje, em primeira mão em sua coluna publicada em vários Estados do Brasil, inclusive no Jornal Meio Norte, a informação de que o TCE descobriu um esquema milionário de fraude contra o SUS no Piauí.
Ele disse que recebeu apenas essa informação inicial e que sua fonte prometeu mais detalhes, que serão fornecidos amanhã.
Cláudio Humberto afirmou que a fraude consiste na cobrança dos procedimentos médicos como se fossem privados e ao SUS, ao mesmo tempo.
“Na segunda-feira deverei receber mais informações”, falou Cláudio Humberto, que foi porta-voz da Presidência da República.
Fonte: meionorte