Partidos refazem chapas proporcionais para eleições
O PSDB tinha incentivado inicialmente as candidaturas de Freitas Neto, R. Sá, Tererê e Firmino Filho.
Alguns partidos estão fazendo redimensionamento de candidaturas. O PSDB, por exemplo, praticamente extinguiu as candidaturas a deputado federal, mesmo o presidente regional Luciano Nunes Filho, dizendo que está estimulando as candidaturas. O PT restringiu o número de candidaturas a federal e aumentou o número para estadual, adotando estratégias para garantir o aumento da bancada.
O PMDB terá um grande número de candidatos a estadual. O delegado Sérgio Rego (PSC) informou que sua cunhada Nise Rego(PMDB) desistiu da candidatura a deputada estadual por falta de viabilidade.
O ex-governador Freitas Neto também desistiu de disputar uma vaga de deputado federal, porque não teria viabilidade política, já que o partido não estimulou outros candidatos para fazer legenda para eleger uma bancada. "Não me queixo disso, porque coloquei meu nome à disposição do partido. Eu considero que partido que não tem representação federal perde muito e tende a encolher ou desaparecer", assinalou Freitas Neto.
O PSDB tinha incentivado inicialmente as candidaturas de Freitas Neto, R. Sá, Tererê e Firmino Filho. Os dois últimos confirmaram para deputado estadual. Os dois primeiros retiraram os nomes da disputa para federal. Freitas e R. Sá tem os nomes postos agora para uma eventual candidatura a vice na chapa de Sílvio Mendes.
O presidente do PSDB, Luciano Nunes, frisou que o partido ainda incentiva as candidaturas federais e tem três nomes para a disputa, mas sem expressão política. "Em partes eu concordo com Freitas Neto que o partido deve ter representação federal, mas se tivermos o governador, isso compensa muita coisa", emendou.
R. Sá disse que já tinha comunicado ao partido que não seria mais candidato, antes mesmo do vereador Firmino Filho dizer que seria candidato a estadual e não a federal. O nome de R. Sá é o mais cotado para vice de Sílvio, porque é da região Sul e teoricamente tiraria votos do governador Wilson Martins.
O delegado Sérgio Rego será candidato a deputado estadual. Ele informou que a esposa do ex-prefeito de Barras, Manin Rego, Nise Rego, não será mais candidata a deputada. "Ela desistiu da candidatura. Agora vou conversar com o Manin para votarem em mim. Vou atuar na região de Barras. Mas Nise alegou motivos pessoais para desistir da candidatura", informou Sérgio.
O PT arranjou uma confusão com o PMDB e o PCdoB para lançar chapa pura para os candidatos a cargos proporcionais. Eles alegam que não vão ser escada para elejer candidatos de outros partidos. O PT diz que passou por isso na última eleição geral e na eleição municipal. Eles elegeram dois vereadores do PMDB. O presidente do PT, Fábio Novo, afirmou que o PT não volta atrás sobre a chapa pura.
Fonte: Diario do Povo