PICOS: Hospital Justino Luz precisa de 120 profissionais
Um novo centro médico integrado está sendo construído em Picos e custará mais de R$ 30 milhões.O hospital regional Justino Luz, de Picos, precisa de pelo menos 120 profissionais de saúde a mais. Essa informação é da diretora geral do local, Valdeci Leite de Barros. Segundo ela, o centro de Saúde atende pacientes oriundos de 60 municípios da macrorregião de Picos, o que ocasiona uma média de 10 mil pacientes por mês. Por conta disso, a demanda tem aumentado e com ela a necessidade de ampliar o espaço.
Luiza Lima trouxe a filha, Maria Isla, 7 meses, com suspeita de inflamação no ouvido. A dona-de-casa, que veio do povoado Francisco Santos, reclamou da demora e da qualidade no atendimento do bebê. “Depois de esperar muito, o médico nem quis saber direito o que ela tinha. Ela vai ser transferida para Teresina”, conta Luiza.
Hospital de alta e média complexidade, o Justino Luz deverá ser transferido em breve. O espaço atual tem 130 leitos. As obras do novo prédio já foram iniciadas e contará com 156 leitos a mais, totalizando 156, divididos entre enfermarias e UTIS adulto e neonatal.
No Justino Luz, os atendimentos de urgência e emergência dividem o mesmo espaço de consultas ambulatoriais. São 560 funcionários, incluindo corpo administrativo e equipe de limpeza. Mensalmente, são 300 cirurgias e 92 partos feitos no hospital, que oferece as seguintes especialidades: ortopedia, obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirúrgica. Ainda hospital regional encontra-se apenas uma ambulância, uma UTI móvel e um carro do setor de reabilitação.
Para construir o novo centro integrado de referência médica de Picos serão aplicados mais de R$ 30 milhões.No atual deverá funcionar um pronto socorro.
Fonte: 180graus
REPÓRTERES: Thiago Bastos, Fábio carvalho e Daniel Silva (Direto de Picos)
REPÓRTERES: Thiago Bastos, Fábio carvalho e Daniel Silva (Direto de Picos)