Primeira fase do exame da OAB acontece neste final de semana!
A primeira fase do Exame de Ordem Unificado 2010.1, da Ordem dos advogados do Brasil (OAB), acontece no próximo final de semana em todo o país. A prova será aplicada simultaneamente no dia 13 de junho (domingo), às 14h, respeitando o horário oficial de Brasília. Uma das novidades para esta edição do exame é que, pela primeira vez, estudantes do último ano da graduação (9º e 10º semestres) poderão prestar o Exame de Ordem.
Pela primeira vez, estudantes do último ano da graduação (9º e 10º semestres) poderão fazer o exame.
Na primeira fase, os examinandos serão submetidos a uma prova escrita com 100 questões objetivas, com quatro opções de resposta cada, que versarão sobre as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes no currículo mínimo do curso de direito, fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC).
Entre estas disciplinas, estarão: Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, bem como Estatuto da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, seu regulamento geral e Código de Ética e Disciplina. Os examinandos terão um prazo de cinco horas para terminarem a prova, sendo que deverão permanecer em sala por, no mínimo, duas horas após o início da mesma. Serão considerados aprovados para a segunda fase os examinandos que acertarem 50 ou mais questões.
Os locais para realização das provas ainda não foram divulgados. De acordo com o site do Conselho Federal da OAB, a informação estará disponível para os examinandos a partir de amanhã (08/06), por meio de sua página oficial e dos sites das 27 Seccionais da OAB. Para fazer a consulta, o examinando deve acessar o site da Seccional referente ao Estado em que realizará a prova e clicar no link “Exame de Ordem”.
No dia, é recomendado que o examinando compareça ao local de prova com antecedência mínima de uma hora (até às 13h), portando somente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; comprovante de inscrição; e documento de identidade (RG) original. Vale ressaltar que cópias simples, autenticadas ou outros documentos (mesmo que originais) não serão aceitos.
Os examinandos que não puderem apresentar o documento de identidade original por motivo de furto, só poderão fazer a prova se apresentarem boletim de ocorrência com data de emissão de, no máximo, 30 dias de antecedência em relação à data de realização da primeira fase. Não será permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova, assim como a entrada após o fechamento dos portões.
Os gabaritos oficiais referentes às provas da primeira fase do exame deverão ser publicados até o próximo dia 16 de junho (quarta-feira). Outras informações relativas ao Exame de Ordem 2010.1 podem ser obtidas em seu edital, disponível no site do Conselho Federal da OAB, no endereço eletrônico www.oab.org.br e nos sites de suas respectivas Seccionais.
Fonte: Com informações da UOL