Sílvio Mendes sinaliza sobre o vice e vibra com liderança em pesquisa
Sílvio Mendes (PSDB) ao lado do nome mais cotado a ser seu vice, o empresário R. Sá
O pré-candidato ao governo do Estado, Sílvio Mendes (PSDB), tratou sobre a escolha do nome de vice na sua chapa, na última quinta-feira (18/06), no aeroporto Petrônio Portela. À espera do candidato tucano à presidência da República, José Serra (PSDB), que veio ao Piauí para participar do 3º líder Nordeste, evento sobre empreendedorismo. Na ocasião, acompanhado de lideranças políticas, o ex-prefeito de Teresina também falou sobre a pesquisa Captavox, em que aparece na liderança.
Sílvio Mendes pediu calma aos jornalistas que o cercaram no saguão do aeroporto, em busca daquele que será a peça-chave na composição da chapa oposicionista. “Não tenho ansiedade em saber quem vai ser o vice, é preciso paciência”, acalma Sílvio, que quer um vice que siga todos os critérios. “Tem que ter um perfil, ser competente, articulador. Tenho que escolher um vice que pense em assumir, e não por conta de conchavos políticos”, assegura.
Mas ao lado do tucano, um dos nomes cotados para ocupar a vice: o empresário R. Sá, proprietário de faculdade e postos de gasolina em todo o Estado. Influente na região Sul, R. Sá pode seguir os critérios que Sílvio tem colocado. “Estou à disposição para ocupar a vice. Porém, não significa que serei o nome de Sílvio Mendes”, adianta o empresário, ressaltando que ainda não recebeu nenhum convite formal do pré-candidato do PSDB. “Houve muita especulação", desconversa.
O presidente do diretório estadual do PSDB, o deputado Luciano Nunes, deu mais detalhes. Segundo ele, o vice deve ser escolhido na próxima semana, já que a convenção do partido acontece no próximo dia 27. Assim como Sílvio Mendes, Nunes adiantou que a decisão vai depender do perfil. “Queremos um nome que some força na chapa, que seja do centro-sul para o Sul do Estado. Vai depender também do diálogo com os aliados DEM, PSC e PPS”, declara Nunes, que admitiu que a chapa encabeçada pelo ex-prefeito pode, inclusive, ser pura.
Outro nome cotado para ser o vice de Sílvio Mendes é o deputado estadual Edson Ferreira (DEM). O democrata disse que não é intenção da sigla oferecer um nome, mas dependerá, exclusivamente, de reivindicação do pré-candidato do PSDB. “O vice só será do DEM se o doutor Sílvio pedir”, conta. Porém, especulações dão conta que os deputados aliados é que irão decidir sobre o futuro vice. Estes buscam viabilizar o nome de Edson Ferreira.
CAPTAVOX: SÍLVIO CONTINUA NA FRENTE
Sílvio Mendes avaliou como positivo o desempenho que tem tido em todas as pesquisas, inclusive na mais recente, encomendada pelo instituto Captavox. Os números do levantamento foram divulgados na TV Cidade Verde, e apontam o tucano como líder, com 35,5% das intenções de voto. Mais atrás, os outros dois pré-candidatos, o senador João Vicente Claudino (PTB), e o governador Wilson Martins (PSB), estão praticamente empatados com 22,4% e 21,9%, respectivamente.
“Vejo como positivo. Desde março do ano passado, o quadro continua o mesmo (ele na liderança). Do lado da oposição tradicional, reina a paz, diferentemente do antigo bloco governista, que acabou se dividindo em dois”, alfineta. Segundo ele, estariam a tentar tirá-lo da disputa, ao criar uma polarização entre JVC e Wilsão. “Alguns querem me tirar do jogo, mas quero exercer meu direito de representar uma alternativa ao meu estado”, explica Sílvio.
Fonte: 180graus