Redirecionando

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Piauí tem 2,2 milhões de eleitores aptos a votar em 364 candidatos

O Piauí vai às urnas, no próximo dia três de outubro, com pouco mais de 2,2 milhões de eleitores para votar em 364 candidatos registrados aos vários cargos em disputa. Esse número de pessoas aptas a votar ainda não está totalmente fechado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas já é o maior da história do Estado. Ele é quase 6,5% maior que o registrado nas últimas eleições gerais, ocorrida em 2006.

Os números finais de eleitores, inclusive com distribuição do sexo, idade e grau de instrução, deverão ser divulgados ainda este mês pelo TSE. Quanto às candidaturas no Piauí, terminado o período de inscrições, foram computados nove registros para governador, 13 para senador, 104 para deputado estadual e 204 para deputado federal. Além deles, que recebem votos diretos, tem ainda os nove candidatos à vice e 25 candidatos a suplentes de senador.

Entretanto, todos esses números podem ser alterados porque ainda serão analisados os processos de impugnação baseados na Lei da Ficha Limpa. Podem também ser aceitos ainda pedidos de registros de candidatos não registrados por seus partidos e preenchidas vagas remanescentes, abertas por conta de diversas situações previstas na Lei Eleitoral.

Conforme a estatística do TSE, o Estado que somou maior número de registros para governador foi o Piauí, com 14 candidatos. Porém, somente nove foram aceitas. Em segundo lugar, aparecem os Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, com 12 cada um. Em seguida, vêm São Paulo, Sergipe e Rondônia, empatados com 11 candidatos. Os que registraram menor número de candidatos a governador foram Acre, Espírito Santo, Mato Grosso e Tocantins, com 2 cada um.

Para compor o Congresso Nacional, foram registrados 6.157 candidatos, 288 para o Senado e 5.869 para a Câmara dos Deputados. Sergipe indicou o maior número de candidatos ao Senado (22), enquanto Roraima e Piauí registraram 20. Em terceiro lugar veio São Paulo, com 19 candidatos. Foi recebido o registro de um número equivalente de vice para os cargos de presidente da República e governador. No caso de senador, os Estados apresentam dois suplentes para cada candidato. A Constituição prevê que cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal elegem três senadores.

Com informações portalaz

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010