171 agentes penitenciários são chamados para formação no Piauí
Depois de 20 dias acampados em frente ao Palácio de Karnak, os aprovados no concurso para Agente Penitenciário, ouviram hoje do secretário de Administração do Estado, Evaldo Ciríaco, que os 171 aprovados serão chamados para fazer o curso de formação a partir do dia 20 de setembro.
Os aprovados fizeram protestos em frente à sede do governo, pela demora da chamada para o curso que é obrigatório e é a última etapa do concurso, iniciado ainda em 2009.
O anúncio foi feito pelo secretário de Administração com a presença do chefe de gabinete da Secretaria de Justiça, Vinicius Oliveira e do diretor da Acadepol (Academia de Polícia Civil), Menandro Pedro.
Na solenidade foi garantido que o curso iniciará no dia 20 de setembro e terá uma duração de três meses e meio, e serve como etapa reprovativa.
Segundo Evaldo Ciríaco, a demora em chamar os concursados se deveu ao planejamento orçamentário do Estado, mas foi obedecida uma determinação do governador Wilson Martins.
O chefe de gabinete da Secretaria de Justiça, afirma que hoje o déficit é de 300 agentes nos presídios do Piauí. “Há oito anos não existe experiência de grandes motins ou rebeliões no Estado, graças a atuação dos agentes penitenciários. Este é um sistema complexo e difícil, mas a academia vai prepará-los para esta missão”, declarou Vinicius Oliveira, que deu as boas vindas para o concursados.
Durante o curso, os alunos irão receber uma bolsa de R$ 987,00. A maioria dos candidatos estava presente na solenidade.
Matéira relacionada:Concursados acampam no Karnak e querem curso de formação
Fonte: cidadeverde.com
Imagens: Yala Sena