Candidato Sílvio Mendes propõe zoneamento agroecológico para o Piauí
As Unidades de Conservação existentes no Piauí, criadas pelo governo federal, pelo governo estadual e pelos Municípios cobrem uma área de 2,6 milhões de hectares, equivalente a 10,6% do território. O Estado é uma zona de transição e em seu território estão presentes os Biomas da Caatinga, do Cerrado e de vegetação litorânea, este formado por mangues, restingas e tabuleiros.
Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o relatório Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) - Brasil 2010, divulgado nesta quarta-feira, dia 1º, mostram que o Cerrado teve sua cobertura vegetal reduzida a quase metade, de 2.038.953 km² para 1.052.708 km², sendo que 85.074 km2 (4,18% do total) foram destruídos entre 2002 e 2008.
As informações utilizadas pelo IBGE foram produzidas pelo Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - CSR/Ibama em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente.
A ameaça ao bioma começou a partir dos anos de 1970, quando o Cerrado tornou-se a principal área de produção de grãos no país, o que trouxe ganhos econômicos ao país e um grande passivo ambiental, pela introdução de espécies invasoras, uso de agroquímicos e emissão de gases de efeito estufa.
Fonte: Ascom de Sílvio Mendes