No Piauí, 37 cidades têm alto índice de infestação da dengue
No Estado, 37 municípios estão com alto índice de incidência da dengue. É o que revela a Secretaria Estadual de Saúde. Nessas cidades foram registrados mais de 300 casos da doença. No levantamento da Saúde, o Piauí já notificou 5.811 casos de dengue de janeiro até este mês. Em comparação com o ano anterior houve um aumento de 7,2% de registros.A forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica, foi confirmada em 15 casos no Piauí. O Estado registrou três óbitos. Um em Teresina, outro em Marcos Parente e outro em Inhuma.
Um dos supervisores da dengue no Estado, Ocimar de Alencar, informou que a Secretaria está monitorando os casos e incentivando mutirões, campanhas de prevenções e carros fumacê.
As cidades com maiores índices de registros da doença são Anísio de Abreu, Angical do Piauí, Arraial, Floriano, Cajazeiras, Campo Maior, Francisco Aires, Inhuma, Ipiranga e Marcos Parentes, entre outras.
O combate à dengue
Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz.
Algumas dicas de ações:
Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.
Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
Manter as calhas limpas e desentupidas
Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.
Fonte: Flash Yala Sena