Redirecionando

domingo, 12 de setembro de 2010

No Piauí, mais de 20 mil famílias correm o risco de perder o Bolsa Família


No Piauí, 20.250 famílias poderão ter o benefício do Bolsa Família cancelado. No Estado, 26.928 beneficiários teriam de atualizar os cadastros até 31 de outubro, mas apenas 6.678 já o fizeram. O número corresponde a 75,2% das famílias que podem perder o benefício já em novembro por falta de atualização cadastral. Os números são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).  O Governo Federal determina que os beneficiários do programa atualizem os dados a cada dois anos. A medida é regulamentada no decreto nº 6.135/97 e é realizada em parceria com os gestores municipais. A ideia é manter os mecanismos de controle do programa para que só sejam incluídas no cadastro dos que recebem o benefício aquelas famílias que possuem renda per capita de até R$ 140, evitando assim que famílias que não se enquadram no perfil do Programa sejam beneficiadas. 

São exigidos documentos como comprovante de Residência (luz, água, telefone) atualizada; número da identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Título de Eleitor; Certidão de Nascimento/ Casamento; Carteira de Trabalho; Carteira de Vacinação (menores de 7 anos); Atestado de Freqüência escolar; Recibo pensão/ Aposentadoria; Folha de pagamento atualizada e Recibo/ Contrato Locação. 


O MDS informou ainda que os beneficiários que precisam atualizar os dados recebem avisos em seus extratos bancários de pagamento de benefícios. De acordo com o MDS, quem não atualizar os cadastros até 31 de outubro terá o benefício bloqueado e só poderá voltar a receber se procurar a gestão local do programa até 31 de dezembro. A partir de janeiro de 2011, o benefício que continuar bloqueado por falta de revisão cadastral será cancelado. 

Em todo País, ainda restam 846 mil beneficiários que devem atualizar os dados. O Piauí está com percentuais maiores de atualização em comparação com a média do Brasil, que atinge 73,49%. O Mato Grosso do Sul e o Paraná são os estados onde os trabalhosde atualização estão mais adiantados. Ainda assim, precisam atualizar o cadastro 61%e 64% do total de beneficiários,respectivamente. Os mais atrasados são o Distrito Federal, (97%), Rondônia (82%), Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá e Acre com 79% cada.

Fonte: Jornal O Dia

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010