Fábrica aproveita bom momento do mercado nacional e lança linha sofisticada
O mercado de bicicletas deve fechar este ano com quase 6 milhões de unidades comercializadas no Brasil. A cada dia, as tradicionais "magrelas" atraem mais adeptos.
Com larga participação nos segmentos de transporte e lazer, a Houston, fabricante nordestina baseada em Teresina (PI), vai apostar de forma mais agressiva na faixa de produtos para um público com poder aquisitivo para gastar acima de R$ 400 em um equipamento. A empresa vai encerrar este ano com um crescimento de 40% de faturamento, que deve chegar a R$ 130 milhões.
Mercados com forte potencial consumidor em todo o País e renda per capta elevada serão alvo da estratégia da empresa para as linhas de bicicletas com valores mais altos. A Houston pertence aos grupos Claudino e Socic, os maiores do Estado de Piauí e gigantes no Norte e Nordeste do Brasil. A fabricante tem um centro de distribuição de produtos situado em Jundiaí, com capacidade entre 10 mil a 15 mil unidades, e que também abriga o departamento comercial.
Será a segunda tentativa da empresa para ter maior poder de concorrência em uma faixa de consumo de produtos mais sofisticados e caros. Há três anos, a empresa jogou suas fichas em equipamentos para o segmento especializado, mas sucumbiu por falta de competitividade. Agora, a mola propulsora será uma nova fábrica localizada em Manaus, e que gozará dos incentivos fiscais que a região oferece às indústrias.
O presidente da Houston, João Claudino Júnior, afirma que para formatar as linhas de equipamentos acima de R$ 400, serão lançados de seis a oito modelos de bicicletas no próximo ano. A nova fábrica de Manaus terá capacidade para produzir de 600 mil a 700 mil unidades por ano, e deverá entrar em operação no segundo semestre de 2011.
"No passado, quando lançamos uma linha para um público especializado, nós disputamos com outras empresas tendo uma carga tributária 53% maior do que os fabricantes que estavam em Manaus. Não dava para competir", diz. A Houston tem hoje uma planta fabril localizada em Teresina, no Piauí, que produz, atualmente, 900 mil bicicletas por ano. A unidade deve chegar à capacidade máxima de 1,1 milhão no começo de 2011. Para conseguir atingir a meta, a direção da indústria investe em maquinário e estrutura. "No total, serão investidos este ano R$ 8 milhõe", aponta o executivo.
Ele destaca que entre 60% e 65% das vendas são realizadas nos quatro últimos meses do ano. Por isso, a fábrica trabalha hoje em ritmo acelerado para atender toda a demanda. "O mercado está muito aquecido", salienta, ao frisar que a planta industrial tem 110 mil metros quadrados e 41 mil metros quadrados de construção. A Houston vai chegar ao final de 2010 com 900 empregos diretos na unidade fabril.
O presidente da empresa afirma que as estimativas do setor apontam que o mercado de bicicletas deve vender 5,7 milhões de unidades este ano. A empresa terá participação no mercado de 15% em 2010.
Processo de fabricação é trunfo
Um dos trunfos apontados pela direção da Houston para o sucesso das linhas fabricadas em Teresina é o processo dentro da planta industrial. Toda verticalizada, a empresa produz mais de 40 componentes que estão no produto final. "Nós produzimos quadros, garfos e aros, por exemplo", diz o presidente da companhia, João Claudino Júnior. Tudo é automatizado e segue padrões milimétricos de produção.
Na unidade fabril da capital do Piauí são produzidas as linhas utilitária, passeio, velocidade ou aventura e juvenil e infantil. A empresa também está incrementando a fabricação de produtos de fitness. O gerente industrial José Luiz Cavalcante Araújo Júnior afirma que a cada seis segundos é produzida uma bicicleta nas duas linhas da unidade. "O processo verticalizado e a automatização dão agilidade à produção. O alinhamento dos aros é feito por robôs que produzem um aro a cada minuto. Uma pessoa faria em 12 minutos a 15 minutos", descreve.
Ele afirma que encontrar mão de obra qualificada é um desafio que aflige todos os segmentos produtivos no Brasil. O executivo aponta que este é um problema enfrentado em vários países que estão em desenvolvimento. "A escassez de trabalhadores qualificados é uma situação crítica e que atinge vários locais no mundo. Nós qualificamos e formamos boa parte do nosso quadro de funcionários", diz.
Empresa aposta em marketing
A Houston completou, na semana passada, dez anos de existência e aplicou um substancial aporte de recursos em marketing: R$ 10 milhões. A empresa também decidiu projetar a marca em nível nacional com merchandising na novela Passione, exibida todas as noites pela Rede Globo, que tem em um de seus núcleos uma dupla de ciclistas, vividas pelos atores Cauã Reymond e Kayky Brito.
O presidente da empresa e também do Conselho Administrativo do Grupo Claudino, João Claudino Júnior, afirma que estar na emissora em um horário nobre dá visibilidade e é um grande investimento. "A novela entrou no ar há apenas alguns meses e ainda não é possível mensurar o retorno financeiro das nossas ações. Mas um exemplo da força dessa forma de divulgação é que o site 'Eu vou de bike', que apareceu na novela e passou de 800 mil acessos para 4 mil a 5 mil visitações por dia. E na semana passada o pico foi de 6 mil acessos", revela.
Ele afirma que o diálogo sobre como a empresa aparecerá na telenovela é feito com os autores do folhetim (Silvio de Abreu e Denise Saraceni) e os departamentos que cuidam do merchandising na Globo. "Até que a gente está conseguindo ter uma influência na forma de exposição da marca maior do que eu imaginava", brinca Claudino Júnior, convidando para que se assista à novela para perceber como a empresa será apresentada nos próximos capítulos. Mais uma das comemorações dos dez anos foi o lançamento de 41 novos modelos da marca, para contemplar novas necessidades de competidores a "atletas de final de semana".
Fonte: Agência Anhanguera