PRF planeja operação para evitar entrada de traficantes do Rio
Depois da operação contra o tráfico no Rio de Janeiro, a Polícia Rodoviária Federal do Piauí deve montar uma operação especial nos próximos dias para evitar a infiltração de criminosos e também a entrada de drogas e armas no Estado. A informação é do inspetor Francisco Sobrinho, chefe do grupo de operações da PRF.
“Os superintendentes de todas as PRFs do País estiveram reunidos no Rio de Janeiro para discutir como essas ações de intensificação da fiscalização devem ser efetivadas. O superintendente da PRF-PI, Berrnardo Val, retorna ao Piauí nesta tarde e, a partir daí, será feito todo um planejamento da operação”, explicou o inspetor.
O efetivo da PRF nas BRs será reforçado. Uma equipe itinerante, através do trabalho de inteligência, deve percorrer os pontos em que houver maior necessidade de monitoramento. Uma dificuldade a ser enfrentada é que os sistemas das PRFs do País não são unificados. Com isso, as informações, os cadastros dos traficantes procurados, precisam ser repassados do Rio para os outros Estados.
Nas barreiras, os veículos serão parados, principalmente os que têm placas de fora, os veículos de aluguel e os ônibus, para que se faça uma vistoria. Os documentos do veículo, do motorista e dos passageiros serão verificados.
“É possível que as quadrilhas passem a atuar em outros estados do Brasil, em busca de capital, já que as perdas do mundo do tráfico foram enormes. Eles perderam, inclusive, sua base de atuação. Por isso, a preocupação no sentido de evitar que esses traficantes se instalem em outras regiões, inclusive no Piauí, é grande”, disse Francisco Sobrinho.
No Piauí, o policiamento ostensivo será um trabalho em conjunto da PRF e das Polícias Militar e Civil.
O Dia