Redirecionando

sábado, 19 de fevereiro de 2011

OAB vai vistoriar todos os presídios do Piauí

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí (OAB-PI), Lúcio Tadeu, informou que a entidade vai inspecionar todas as unidades prisionais do Estado para apurar denúncias de irregularidades envolvendo maus tratos aos presidiários e condições de trabalho insalubres para os agentes penais.

A afirmação de Lúcio foi feita hoje, durante a vistoria que a OAB fez no hospital penitenciário da Colônia Agrícola Major César (na BR-343), após denúncia de tortura pelo ex-presidiário Jerry Alexandrino nesse estabelecimento penal e a morte do detento José dos Santos Matos, no último domingo, na penitenciária Irmão Guido.
Durante a visita, a OAB descobriu que o hospital não tem credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e isso não permite que realize um atendimento melhor junto aos presos.  Comissão de Direitos Humanos vai pedir junto ao Governo do Estado que credencie o hospital.
Nesta semana, a OAB já havia anunciado que pediria fiscalização do Ministério Público Federal, Estadual e da Vigilância Sanitária Estadual em todos os presídios do Piauí. A comissão de Direitos Humanos se baseia em um relatório entregue pelo Sindicato dos Policiais Civis e Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) sobre as más condições de funcionamento dos estabelecimentos penais.
Segundo o Sinpoljuspi, o hospital não tem ambulância nem viatura, caso haja a necessidade de encaminhar com urgência um dos enfermos. Atualmente são tratados no local 40 presos.
Fonte: Portal O Dia
Imagem: Divulgação

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010