Prefeito Gil doa 10 hectares de terra para UFPI construir a faculdade de medicina em Picos
Por Karol Bezerra: Os primeiros passos para a implantação do curso de medicina na cidade de Picos foram dados neste sábado 12, na oportunidade o prefeito Gil Marques de Medeiros, a Deputada Estadual Belê e o Reitor da Universidade Federal do Piauí Luis Jr. visitaram a policlínica que tem possibilidade e estrutura para ser complemento do hospital escola.
Após a visita a policlínica, o prefeito Gil levou o Reitor e comitiva para escolher o terreno onde será construído o hospital escola, requisito para implantação do curso de medicina em Picos. Gil fez doação de aproximadamente 10 hectares para a união onde será construído não só o hospital escola, mas toda a estrutura dos cursos de saúde existentes na UFPI. O terreno escolhido foi ao lado do IFPI e o reitor justifica a escolha: “o terreno é plano, ao lado de um órgão Federal, perto da policlínica e da UFPI”.
O prefeito Gil Marques falou das dificuldades para implantar o curso em Picos, mas afirmou que irá buscar apoio dos deputados da região e do Governador para implantar o curso no município. “muitas cidades querem ter um curso de medicina, eu vou me empenhar para que Picos seja contemplada com esse curso, pois é uma iniciativa que irá ajudar a alavancar o progresso de Picos e trazer melhorias para todos”.
Com a visita do Reitor, que foi solicitada pela Deputada Belê, foi delimitado o espaço para implantação do curso e como o projeto já está pronto a deputada explica qual será o próximo passo: “nós vamos buscar ajuda no Ministério da Educação pra que possamos efetivar mais rápido a viabilização desse projeto”.
O Reitor Luis Jr. elogiou a iniciativa do prefeito em doar o terreno à União e também à sensibilidade da Deputada Belê, que segundo o reitor foi ao seu gabinete solicitar empenho para implantação do curso em Picos e disse estar confiante com a implantação do curso: “tudo está caminhando para que o curso seja instalado em Picos, a academia está pronta e seguramente com a chegada desse curso a nossa universidade vai dar um salto muito grande”.
Na comitiva, a diretora do Campus de Picos Professora Dra. Hercília Rolim; o coordenador de pesquisa, professor Dr. Luís Evêncio; o coordenador de extensão, professor MS. Gustavo Picanço; os vereadores Diógenes Medeiros e Zé Luis; a Secretária de saúde Hidelgardes Medeiros; o diretor da ONG pro Brasil, Uwe Weibrecht e o advogado Agrimar Rodrigues.
Fonte: Portal O Povo
Imagem: Agoared.com
Imagem: Agoared.com