Reitor da UFPI se reúne com prefeito de Picos para tratar do curso de medicina
O Reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Luís Júnior esteve neste sábado (12), na cidade de Picos para um encontro com o prefeito Gil Marques de Medeiros (PMDB) e a deputada estadual Tazmânia Gomes de Medeiros (PSB) juntamente com sua equipe de assessores e professores.
O objetivo era conhecer uma área de terra que será doado pelo prefeito para a instituição de ensino objetivando a construção da faculdade de medicina da UFPI na cidade de Picos, acalentando um sonho antigo dos picoenses.
Em entrevista para a imprensa local, o reitor disse que está bastante entusiasmado com a ideia, uma vez que os técnicos da própria universidade já vem trabalhando nessa proposta não só para Picos, mas também para a cidade de Parnaíba, a vantagem de Picos segundo o professor é porque a instituição já vai ganhar essa terra para viabilização da faculdade, já que na área do atual Campus de Picos está toda comprometida sem espaço suficiente para uma estrutura grandiosa como a que se pretende fazer.
"A implantação do curso de medicina na cidade de Picos não é bom só para a região, é bom também para os estados próximo daqui como Pernambuco, Ceará e Bahia que certamente vão começar a se converger para a nossa universidade, valorizando com isso a própria cidade de Picos", frisou ele.
Sobre a busca de apoio para esse projeto o reitor informou que já conversou com o Governador Wilson Martins e ele se mostrou bastante interessado e disse que vai trabalhar para que isso aconteça, o magnífico disse ainda que vai buscar apoio de todos os deputados federais e senadores do Piauí para quando for ter a audiência com o Ministro da Educação formar uma grande comitiva para de certa forma precionar também para que o projeto seja aprovado, disse.
O professor Luís Júnior comentou ainda que a UPFI não dispõe de recursos para a construção da faculdade de medicina, mais que juntamente com o prefeito Gil e todas as lideranças vão atrás dos recursos para implantar o curso de medicina em Picos. De acordo com ele, a base para isso já existe que são os cursos de enfermagem, biologia que existem no Campus de Picos. "Agora é só da andamento ao projeto e fazer ele acontecer", frisou.
Do hotel onde ele deu entrevista, seguiu para uma visita na Policlínica juntamente com o prefeito e toda comitiva, de lá seguiu direto para verificar a área de terra para o projeto da faculdade.
Imagens: Agoraed.com