TJ do Piauí anuncia criação de Núcleo de Combate ao Crime Organizado
O Tribunal de Justiça do Piauí aprovou resolução criando o Núcleo de Enfrentamento ao Crime Organizado (NECO) para acompanhar as atividades investigatórias e os procedimentos judiciais referentes ao crime organizado e delitos outros de especial gravidade, ocorridos no Piauí. O NECO será composto por representes da Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Polícia Civil e tem com objetivo o julgamento mais rápido desses crimes.
Segundo o assessor da Presidência do Tribunal de Justiça, José Vidal, a criação do NECO é uma tentativa da Justiça de dar uma resposta para a sociedade, com relação ao julgamento de crimes de grande repercussão. "Com um olhar específico de todas essas instituições e entidades envolvidas, conseguiremos reduzir atrasos em inquéritos e processos e, assim, julgar logo os envolvidos", afirmou Vidal.
Devido à morosidade da Justiça brasileira, é comum julgamentos atrasarem e, vez por outra, a sociedade e até mesmo integrantes da Polícia Civil do Piauí criticam publicamente as leis brasileiras, que permitem vários recursos, o que deixa os acusados soltos, mesmo com várias provas contra eles.
José Vidal relata que, até o criminoso ser condenado pela Justiça, há uma série de atos que devem ser respeitados, como conclusão de inquérito pela Polícia e pelo Ministério Público, atuação dos advogados de defesa (particulares e defensores públicos) e ainda análise de pedidos de novas investigações pela Justiça. "Às vezes ocorre da polícia pedir a prorrogação do inquérito e a justiça demora a dar essa autorização. Com esse núcleo, vamos agilizar esses detalhes", disse.
- Fonte: Robert Pedrosa/Jornal O DIA