Redirecionando

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Fé e Devoção marcam a Festa de São Francisco de Assis

clique para ver a foto em tamanho real
O festejo teve início no dia 25 de setembro, e abordou como tema "Os Sacramentos, caminho para o Discipulado". Durante as nove noites a paróquia acolheu milhares de fiéis oriundos das mais diversas comunidades, assim como padres desta e de outras dioceses, partilhando os ensinamentos da Palavra de Deus e as experiências particulares de evangelização.


A Festa de São Francisco foi presidida pelo padre Walmir Lima, da Paróquia São José Operário, e concelebrada pelos padres Flávio Santiago (Pároco do Junco), Antônio Cristo (Área Pastoral de Patos), Sérgio Leal de Moura, (Reitor do Seminário Menor São José), João Pereira (Vigário Judicial da Diocese de Picos), José Pio (Paróquia Santo Antônio) e Abimael (Diocese de Floriano), diversos outros padres também celebraram durante o novenário.

A religiosidade dos fiéis foi expressa pelos inúmeros atos de devoção a São Francisco, como as tradicionais vestes marrons e pessoas com os pés no chão, são os chamados "ex-votos", ou seja, forma de manifestar agradecimento por graças alcançadas. Algumas promessas são feitas para pagar durante toda vida, outras pessoas usam o marrom ao longo do mês de outubro, mas todas comungam em um só pensamento, a gratidão por um pedido atendido.

De acordo com o padre Flávio Santiago, esses votos de fé manifestam o desejo dos fiéis que se identificam com o santo, que justamente é um dos mais populares no Brasil, tendo em vista seus atos de simplicidade, votos de pobreza e habilidade para ajudar o próximo, o necessitado, o doente.
A Celebração Eucarística contou com a presença de diversas comunidades da paróquia do Junco, além da participação dos paroquianos de Nossa Senhora dos Remédios e São José Operário, que fizeram caminhada até a Igreja São Francisco de Assis. A estimativa é que 10 mil pessoas tenham participado desta Santa Missa.

O pároco acrescenta que a escolha da temática dos Sacramentos teve como finalidade garantir ao povo de Deus uma meditação e motivação para aquelas realidades da fé buscadas constantemente, como o Batismo, o Matrimônio e a Confissão. "Essa temática quis reanimar a comunidade para que ela busque cada vez mais de forma consciente os dons, os tesouros da Igreja", pontua. 

Durante a abertura a Pastoral Familiar apresentou o cartaz da Semana Nacional da Vida, que está sendo comemorada entre os dias 1 e 7 de outubro, com culminância no dia 8, quando se celebra o Dia do Nascituro. No encerramento todos rezaram juntos a Oração pela Vida.

Fonte: Diocesedepicos


Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010