Piauí é o 8º no ranking nordestino de assaltos a bancos
Esta semana o Banco do Brasil da cidade de Miguel Alves, distante 110 quilômetros de Teresina, foi alvo da ação de uma quadrilha que levou significativa quantia em dinheiro.
Em menos de um ano, o banco já foi assaltados três vezes. Mas, apesar da grande dicussão em torno do assunto no Estado, o Piauí não está entre os estados com maior ocorrência desse tipo de crime.
Em 2010, foram registrados no Piauí 11 casos parecidos com o de Miguel Alves. No ranking nacional de assaltos a bancos por estado em 2010, o Piauí ocupa a 19º posição. Considerados apenas os estados do Nordeste, o Piauí é o 8º colocado, superando apenas Sergipe no número de ocorrências.
Os dados são de um levantamento feito pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, com base nas informações dos sindicatos dos bancários em cada região e também das Secretarias de Segurança Pública e da Polícia Civil de cada estado.
São Paulo lidera a lista, com 211 casos, seguido de modo surpreendente por Mato Grosso, com 136 ocorrências. O Rio de Janeiro, apesar dos altos índices de violência, ficou na oitava posição, com 55 casos, atrás dos estados nordestinos de Pernambuco (81 ocorrências), Bahia (76) e Paraíba (65).
Segundo a pesquisa, 23 pessoas morreram em todo o País vítimas de "saidinha bancária", além de 14 vigilantes, em situações de transporte de valores e assaltos a banco.
Com informações do Jornal O Dia