Redirecionando

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Picos sediou III Capacitação da Educação Inclusiva

 A cidade de Picos através da Secretaria Municipal de Educação realizou no período de 21 a 25 de fevereiro a III Capacitação de Educação Inclusiva tendo o município modelo como pólo para o evento. Para tanto, mais de 40 municípios participaram das palestras e discussão sobre o assunto.

 

O encontro foi realizado no Hotel Serrano Av. Severo Eulálio onde todas as atividades foram custeadas pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e Prefeitura Municipal de Picos.


 Professor Wellington Leal


Para o professor Wellington Leal da cidade de Vila do Piauí que participou da capacitação o saldo é bastante positivo por que se pode ver a necessidade das escolas estarem incluídas nessa educação inclusiva onde se tem muitas pessoas com necessidades especiais e com dificuldades de aprendizagem e com a chegada desses alunos, as escolas ainda muitas delas não estão preparadas para trabalhar com eles, e que essa formação agora pode se considerar um pontapé inicial para esse momento muito importante na educação brasileira.

 

Segundo o professor, é importante que as escolas estejam preparadas para saber como trabalhar com esse aluno no cotidiano escolar, pois eles não podem ser trabalhados de maneira diferente, tem que ter toda uma atenção especial dentro desse ambiente de trabalho focado em cada situação especial de cada aluno dentro da escola.

 

“Considero que o encontro foi bastante positivo por que cada professor que participou dessa capacitação será um multiplicador em cada região onde ele atua e isso é muito importante dentro do processo de ensino aprendizagem”, frisou ele.


 Professora Paloma


Para a professora Paloma de São João da Varjota, essa capacitação que aconteceu em Picos deixa um saldo positivo, pois através das palestras durante todos esses dias pôde se perceber a necessidade de que hoje a educação inclusiva é inclusiva mesmo, tanto escola como professor precisam está preparados para esse novo desafio na vida dessas pessoas que começam a fazer parte dessa educação transformadora.

 

De acordo com ela o que chamou mais atenção nas discussões durante o encontro foi às palestras que tratam justamente da sensibilidade onde realmente sensibilizam as pessoas e isso é importante nesse trabalho, frisou ela.

 Claudete Alencar


Para Claudete Alencar que representou a secretaria municipal de educação de Picos durante o encontro, a participação dos professores e professoras desses quarenta municípios pode se dizer que Picos é uma cidade que tem dados passos muito importantes nesse processo educacional, o que pode se chamar de educação transformadora, disse.

 

Segundo informou Claudete durante esse encontro participaram mais de 100 professores sem contar com os de Picos e os professores palestrantes, e a cidade hoje pode se orgulhar desse trabalho porque ela está se transformando em um pólo multiplicador de uma educação transformadora, mais tudo isso não seria possível sem o apoio da secretaria municipal de educação Luisa Rodrigues e o prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, disse.

 

“A capacitação para trabalhar com pessoas especiais é uma questão além de necessária, também de cunho social onde é possível se perceber que hoje não existem mais dois mundos diferentes na educação, temos apenas um único mundo que é a necessidade de se aprender, não importa se é através de libras, do braile ou de qual quer outra forma, o importante nesse processo é aprendizagem”, disse ela.


ASCOM

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010