Secretaria de Educação de Picos realiza capacitação com merendeiras das escolas municipais
A Secretaria Municipal de Educação de Picos através do departamento da Merenda Escola promoveu na manhã deste sábado (26) no CTD (Centro de Treinamento Diocesano) de Picos, uma capacitação com todas as merendeiras das escolas municipais da zona urbana e rural.
Essa capacitação teve como objetivo falar sobre a manipulação de alimentos perecíveis e não perecíveis, bem como o manuseio e armazenamento de alimentos e a higienização no ambiente de trabalho.
Outro ponto importante segundo o coordenador da merenda escolar, Natanael Rodrigues de Araújo, foi falar também sobre o controle nutricional e reeducação alimentar, ou seja, onde o alunado da rede municipal possam ter uma merenda de qualidade nas escolas.
O coordenador informou ainda que nessa capacitação a secretaria trouxe de Teresina uma nutricionista e um chefe de cozinha que trabalham com técnicas mais avançadas no cuidado com a alimentação escolar para as mais de 100 merendeiras que estavam presentes na capacitação, bem como a elaboração novos pratos e o aproveitamento melhor dos alimentos, inclusive na elaboração de cardápios contendo proteínas de soja que tem um grande valor nutricional.
“Esse evento contou com total apoio da secretária de educação Luísa Rodrigues e do prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, e no final dessa capacitação cada merendeira recebeu um kit que é avental e toca para trabalhar", disse.
Durante a capacitação, foi feito dois tipos de pratos que são consumidos pelos alunos nas escolas municipais, um foi como trabalhar melhor o sabor dos condimentos no cardápio da sopa e o outro prato foi como preparar um saboroso cozido de soja. Para isso, foi preparada uma cozinha no auditório para que os profissionais pudessem demonstrar na prática como fazer para todas as merendeiras.
Werciley Saraiva chefe de cozinha da empresa Norte Sul, disse que a sua capacitação está voltada para trabalhar com a proteína de soja que é um produto que agrega valores de nutrientes a saúde humana, e colocar para as merendeiras como ter um aproveitamento melhor na hora de preparar a alimentação dos alunos nas escolas.
Para Saraiva, hoje está muito mais fácil se trabalhar com a soja, pois o maior problema é quando você vai preparar somente ela pura que tem um sabor muito forte para o paladar, mais com pequenas alterações no cardápio torna esse produtor um sabor mais especial e que concerteza os alunos vão gostar muito, disse.
Fonte: ASCOM
Imagens: ASCOM