Prefeitura de Jaicós e de mais seis cidades serão fiscalizadas por Força Tarefa Popular
Imagem: noticiei
A 9ª Marcha Contra a Corrupção e pela Vida começa no dia 06 no município de Acauã e finaliza em Picos, passando por Paulistana, Jacobina, Jaicós e Geminiano. São em média 30 pessoas numa caminhada que duram 15 dias. O movimento fiscaliza as contas das prefeituras com permissão do poder executivo e legislativo.
A marcha vai fiscalizar a realização de obras equivalentes a 30 milhões de reais, em recursos públicos, repassados para os seguintes municípios: Acauã, Paulistana, Jacobina, Patos, Jaicós, Geminiano e Picos, percurso da marcha.
A FTP recebeu copias da documentação dos convênios feitos. Dentre eles se destacam execução de sistema de abastecimento de água, perfuração de poços tubulares, passagem molhada, distribuição de rede elétrica rural, estradas vicinais, praças, conjuntos habitacionais, saneamento básico, pavimentação de ruas, construção campo de futebol, quadras poliesportivas, melhoria sanitária, controle da doença de Chagas, mudas de caju, terminal rodoviário, etc.
Essa marcha surgiu no Piauí em 2001 com um grupo nomeado Força Tarefa Popular composta por 10 membros ligadas à justiça apoiado pelo advogado Arimatéia Dantas, líder atuante no movimento. A primeira caminhada aconteceu no trecho entre Picos e Teresina com o objetivo de fiscalizar as contas públicas e constatar se houve irregularidade na execução dos projetos e nos gastos dos municípios.
São feitas articulações com igrejas, sindicatos, associações e cooperativas para integrar e conscientizar toda a população sobre o processo de fiscalização. O representante da Coordenação Estadual do Movimento dos Pequenos Produtores (MPA) comenta que já houve município onde o prefeito foi cassado, “eu acho que o ganho maior é conscientizar a população de que todo cidadão e cidadã têm direito de saber quanto entra de recurso no seu município e quanto é gasto.”
Com informações do Acessepiauí